Saúde Mental #1 - Misophonia
Não estou a ser intolerante, sofro de uma desordem que me torna muito sensível ao som."
"Have you ever been sitting with your loved ones, enjoying a nice meal, when suddenly the normal sounds that people make while eating have made you want to dive across the table and tackle one of your dining companions? Sounds harsh, I know, but if you said yes, you're probably like me and have misophonia."
Misophonia trata-se de uma desordem em que as pessoas são seletivamente sensíveis a sons que desencadeiam respostas/reações enraivecidas. Por exemplo, a hora da refeição torna-se uma tortura. O som que as pessoas fazem a mastigar e a engolir torna-as alvo de olhares de lado e alguns comentários menos apropriados da minha parte. Não é por mal, garanto!
"I'm not a jerk, I just have misophonia."
Eu sei que para quem não sofre com esta condição, tudo isto possa parecer frívolo e mesquinho, porque se trata de uma desordem ainda desconhecida para muitos e como tal bastante incompreendida. Contudo é REAL e ninguém que sofra disto gosta de sentir raiva incontrolável pelo simples facto de ouvir alguém mastigar. Também garanto isso.
"My parents have asked me a million times what I'm going to do if I end up with a man whose eating drives me insane. "It's simple," I say. "I could never marry a loud eater."
"Just kidding. It's not your fault. But bear with us, please. Just take a deep breath, ask questions if you want, and for the love of god, chew with your mouth closed."
Fonte: Aqui
Por fim digam-me o que acham desta condição/desordem.
Já conheciam? Têm? Conhecem alguém que tenha?
Já tinha ouvido falar desta desordem, mas nada de muito aprofundado. Acredito que seja mesmos frustrante lidar com certos sons :/
ResponderEliminaroh meu deuuuuus, como te entendo!!!! é horrível!!! eu não sei se tenho essa condição mas deve ser algo lá perto. e agora que o meu pai deu em "sugar" a colher de sopa em vez de levar a colher mesmo à boca? MEU DEUS!!! dou em louca!
ResponderEliminarr: tudo o que disseste está completamente certo! o que me deixa mas desconfortável é só mesmo o saber que a pessoa tem um desequilíbrio mental e que estou a "abandoná-la" (mesmo sabendo que já fiz o melhor que podia para resolver a situação). mas se não for assim, somos 2 com desequilíbrios em vez de só 1... porra, é difícil!