Saúde Mental #1 - Misophonia



"O som que fazes a mastigar enche-me de raiva. 

Não estou a ser intolerante, sofro de uma desordem que me torna muito sensível ao som."





"Have you ever been sitting with your loved ones, enjoying a nice meal, when suddenly the normal sounds that people make while eating have made you want to dive across the table and tackle one of your dining companions? Sounds harsh, I know, but if you said yes, you're probably like me and have misophonia."

Misophonia trata-se de uma desordem em que as pessoas são seletivamente sensíveis a sons que desencadeiam respostas/reações enraivecidas. Por exemplo, a hora da refeição torna-se uma tortura. O som que as pessoas fazem a mastigar e a engolir torna-as alvo de olhares de lado e alguns comentários menos apropriados da minha parte. Não é por mal, garanto! 

"I'm not a jerk, I just have misophonia."


Eu sei que para quem não sofre com esta condição, tudo isto possa parecer frívolo e mesquinho, porque se trata de uma desordem ainda desconhecida para muitos e como tal bastante incompreendida. Contudo é REAL e ninguém que sofra disto gosta de sentir raiva incontrolável pelo simples facto de ouvir alguém mastigar. Também garanto isso. 

"My parents have asked me a million times what I'm going to do if I end up with a man whose eating drives me insane. "It's simple," I say. "I could never marry a loud eater."
 


Já perdi a conta á quantidade de vezes que "corrigi" a forma como algumas pessoas comiam perto de mim. Não aguento, fico fora de mim. Lembro-me de um caso especifico de uma rapariga que mascava pastilha elástica e mastigava a comida de boca aberta, falando em simultâneo com as pessoas. (Não há paciência desculpem!) Há sim, que ter modos pelo amor de Deus, isto incomodava qualquer ser humano dito "normal" quanto mais um que sofra de misophonia. (risos)

"Just kidding. It's not your fault. But bear with us, please. Just take a deep breath, ask questions if you want, and for the love of god, chew with your mouth closed." 

Fonte: Aqui

Por fim digam-me o que acham desta condição/desordem. 
Já conheciam? Têm? Conhecem alguém que tenha?


Comentários

  1. Já tinha ouvido falar desta desordem, mas nada de muito aprofundado. Acredito que seja mesmos frustrante lidar com certos sons :/

    ResponderEliminar
  2. oh meu deuuuuus, como te entendo!!!! é horrível!!! eu não sei se tenho essa condição mas deve ser algo lá perto. e agora que o meu pai deu em "sugar" a colher de sopa em vez de levar a colher mesmo à boca? MEU DEUS!!! dou em louca!

    r: tudo o que disseste está completamente certo! o que me deixa mas desconfortável é só mesmo o saber que a pessoa tem um desequilíbrio mental e que estou a "abandoná-la" (mesmo sabendo que já fiz o melhor que podia para resolver a situação). mas se não for assim, somos 2 com desequilíbrios em vez de só 1... porra, é difícil!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares